quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dicas de Stephen King para escrever melhor

Como vocês já devem ter notado, Stephen King é um dos meus autores favoritos. Famoso por seus best sellers e suas adaptações para filmes e minisséries, como O Iluminado, Cemitério Maldito, Carrie, Dança da Morte, Tempestade do Século, Janela Secreta, etc. Ele deu algumas dicas de como escrever melhor, e tenho procurado segui-las em meus textos.
1. Vá direto ao ponto: ou pelo menos chegue logo ao ponto. Não desperdice o tempo do leitor com longas introduções e prolegômenos. Não gagueje.

2. Escreva um rascunho e deixe decantar: depois de escrever o rascunho, guarde por algum tempo, aguarde maturar, e só então revise e prossiga. Isto lhe permitirá ver o texto sob outra perspectiva, diferente daquela sob a qual você o escreveu, e assim facilita aplicar os cortes e edições que você talvez nem perceberia que precisava fazer.

3. Corte seu texto: King fala em cortar 10% do total – foi um conselho que ele recebeu em uma carta de rejeição de um texto seu, no início da carreira, e que seguiu desde então. Remova palavras, frases e capítulos supérfluos.

4. Leia muito: precisa explicar? Para escrever bem, é preciso ler bem. Aumentar sua quilometragem, aprender fatos e estilos novos, saber melhor o que fazer (e o que não fazer). Não é difícil, e vale a pena.

5. Escreva muito: o aperfeiçoamento vem com a prática, assim como nos esportes. Escreva, e depois escreva mais, e assim você vai melhorar cada vez mais.

1 comentários:

Naty Sodré disse...

imagina flor..não foi nada :)
Stephen King é muito bom! um dos livros dele que eu mais gosto é 'A casa negra' ele realmente escrever muito bom..é verdade, livros detalhados demais acabam tirando nossa atenção..como por exemplo os livro do José de Alencar..demora séculos até chegar direto ao ponto.. bjs!

Postar um comentário